quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Orkut

O que é aquele orkut?!?

1. As pessoas disputando para ver quem é a mais feliz do mundo;
2. Fotos retratando pessoas esteticamente belas;
3. Pessoas disputando para ver quem é a mais amada do mundo;
4. Exposiçao de todos os lugares onde a pessoa ja viajou, principalmente se sao cidades de renome internacional localizadas na Europa ou nos Estados Unidos;
5. Pessoas disputando para ver quem é a mais intelectual, através das comunidades e "livros que ja li" ou "musicas que escuto", mesmo que nao corresponda à realidade;
6. Puxa-saquismo.

Uma vez uma pessoa me disse que se eu nao tivesse orkut eu seria excluida do mundo, e até mesmo dos meus amigos! Achei grave!! Como assim? Eu nao tenho orkut e nao tenho amigos? Quatro anos longe da minha terra, das minhas origens, me provaram que nao é preciso ter orkut para continuar tendo contato com os meus verdadeiros amigos. Faz quatro anos que eu vim embora, mas quando falo com as meninas ou os meninos que realmente sao meus amigos, parece que estou cada vez mais proxima deles. E com certeza nao foi o orkut que me aproximou destas pessoas que eu amo tanto e que fazem parte da minha vida, ainda que estejam longe fisicamente.

Eu nao falo como alguém que nunca teve orkut, mas eu falo porque eu ja tive, durante muito tempo, a minha pagina la dentro. Todas as definiçoes acima, eu seguia-as à risca: a minha melhor foto, a minha vida européia, as minhas baladas, os meus "amigos", etc, etc, etc. Algumas vezes umas pessoas me deixaram recados do tipo: "nossa, como sua vida é interessante!". Eu, como qualquer ser humana, me enchia de orgulho e acreditava nessas palavras esquecendo-me de toda bagagem machadiana que eu tinha dentro de mim. O proprio Bras Cubas em vida! Ui!

Hoje, com a distancia, posso dizer que sou ainda um Bras Cubas, mas o morto! eeeeeeeeee!!! E eu gosto disso!! Liberdade! Esse é o sentimento que eu senti a partir do momento que eu exclui a minha pagina.

Quando abri minha pagina foi lindo, mas a minha relaçao com orkut foi me CONSUMINDO!!!! Até eu chegar no limite e falar "chega"!!!! E meu pequeno sempre falava: "como você pode gostar disso"? E eu respondia: "Se você nao tem, o problema é seu, mas me deixa!" Admiro-o por muitas e muitas coisas, e hoje, admiro-o por nunca ter se interessado.

Eu nao julgo as pessoas que estao dentro, de jeito nenhum!!! Pois o problema nao sao as pessoas, mas a relaçao que estas constroem com o programa. Meus amigos que eu mais amo estao la e reprovam até hoje a minha saida. Eles conseguiram construir uma boa relaçao, entao talvez o problema seja eu. E dai? Tanto faz...

Eu fuçava a vida de Deus e todo mundo! Ou seja, eu fazia o que todo mundo faz. Mas eu fuçava principalmente a vida dos "amigos" que eu nao gostava. Paradoxo total! Fechei quando eu percebi eu passava mais horas no orkut do que lendo um bom livro, ou apreciando o entardecer, ou falando no msn com as meninas, ou ficando juntinha com o meu pequeno, ou fazendo qualquer coisa mais agradavel do que saber da vida dos outros.

Drummond tem um verso lindo (e ironico, claro): "A literatura estragou tuas melhores horas de amor". Infelizmente hoje é o orkut que estraga as melhores horas de amor das pessoas. Todos os tipos de amor. Todos!!! Antes fosse a literatura...

Nenhum comentário: