Acho muita pretensao da parte de alguns brasileiros que moram no exterior e, depois de passar um ou dois meses de férias no Brasil voltam com o discurso: "Todos la estao iguais; Ninguém mudou; Eu mudei muito, mas la, todo mundo tem a mesma vidinha; Vai ser dificil de se acostumar quando eu voltar pois eu mudei, mas nao eles; etc, etc, etc.
Como assim? So as pessoas que moram no exterior tem o direito de mudar? Morar no Brasil é tao ruim assim que faz com que as pessoas fiquem estagnadas no mesmo estado de espirito? Isso para mim se chama esnobismo.
Faz quatro anos que eu moro no exterior, e tenho a sensaçao que perdi tanto quanto ganhei. Ganhei em experiencia, em visao do mundo, em conhecer novas culturas, mas perdi as crianças que nasceram e que hoje falam, casais de amigos que se formaram, outros que se desfizeram, encontros, a adolescencia e a infancia das minhas primas preferidas, a nova vida dos meus pais, o casamento do meu irmao, e mais outras muitas coisas.
Vejo esse discurso das pessoas que voltam para o exterior como uma forma de auto-defesa, ainda que isso se dê inconscientemente e elas realmente acreditem em suas palavras. Eu voltei para o Brasil so uma vez, e nao para as férias, mas para mudar o visto, entao tinha todo um stress por tras. Mas acho que quando a gente volta é tudo tao bom, é tao bom rever a todos, a gente se sente tao acolhido e a gente faz tanta festa, que quando a gente volta deve ser um baque imenso: outra cultura, frigidez, amigos por conveniencia e nao por afinidade, frio, etc, etc, etc, que a gente tem que se convencer de que nao é tao duro assim. Entao se ressaltarmos e piorarmos os defeitos do Brasil, é uma forma de alivio.
Enfim, eu nunca vi ningém que tenha tirado férias no Brasil e tenha ficado em casa o dia inteiro porque as pessoas deixaram de ser interessantes. Ao contrario, aproveitaram ao maximo com os amigos.
Com certeza, é uma forma de consolaçao diante da dureza de mais um ou dois anos longe de tudo aquilo que é mais natural e proximo da gente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Quem vai embora muda tanto a própria vida que pasma de ver que por aqui, as coisas estão como foram deixadas. Mas estão mesmo???
Quem se vai acha que todo mundo tinha que ter ido também? E pra onde?
Pessoalmente, acho que a vida de quem fica também muda, mas quem se vai simplesmente não pôde perceber as sutilezas dessas mudanças.
Concordo contigo!
Concordo em gênero, número e grau. Acho que quem pensa assim, é pq chega aqui e não se envolve com nada, nem ninguém. Fica numa de analisar, como se fosse superior. Outro dia eu "quebrei" esse arzinho esnobe de um ex-. Todos mudam, para melhor, para pior, o que seja; é o amadurecimento do ser humano, no Brasil, na Europa ou na Índia.
E, alíás e a propósito, que essas pessoas nem voltem pra "visitar" o ex-país. Els nos cansam.
beijinhos
Postar um comentário