quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Pedaço de mim

Sempre ouvi falar, desde a minha infância, que saudade so existia na lingua portuguesa. Eu ficava imaginando como seria alguém que nao sentisse saudades. Quando comecei a estudar as linguas vi que a palavra nao existe nas outras linguas, mas o sentimento é universal. Mas, como creio que uma lingua expressa toda uma cultura que esta por tras dela, acho que nos somos mais sensitivos a ponto de lexicalizar este sentimento.

Quando meus alunos estrangeiros perguntam o que é saudade, tenho que formular pelo menos duas frases para chegar perto de toda a carga emocional que esta contida nesta palavra. Nao existe equivalencia direta.

Certa vez ouvi algo mais ou menos assim:

"Vou te dizer o que é saudade, é sentir falta, nao de outra pessoa, mas de si mesmo, de sua parte que está além de voce, que ficou com outra pessoa. Sinto saudades de vc porque sinto falta de minha parte que ficou com vc".

Complexo. Acabei concordando. Quando a pessoa que eu amo esta do outro lado do oceano, é exatamente isso que eu sinto. Saudade da minha parte que esta com ela. Isso me fez lembrar Chico, na sua belissima musica Pedaço de mim:

Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar


Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais


Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar
o quartoDo filho que já morreu


Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi


Oh, pedaço de mim
Oh, metade adorada de mim
Leva os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus

Quando a gente parte, deixa muitas partes com as outras pessoas que amamos. Eu procuro nao pensar nisso, senao vivo depressiva e esse nao é meu estilo.

Entao por que nao voltar? Por que nao voltar a viver ao lado de todas essas pessoas? Porque a vida é curta demais para parar em um so lugar e fazer sempre as mesmas coisas. Faz 26 anos que a vida me leva e eu gosto disso.

Dizem que nao ha ganhos sem perdas e disso eu tenho certeza. A saudade faz parte dessa perda, mas os ganhos sao tao grandes quanto.

3 comentários:

Unknown disse...

Oi! Também gostei muit do seu texto. Eu escreveria coisas desse tiop, certamente, sempre gostei de reflexões afetivas e do Chico.
Adorei!

Unknown disse...

eu dadoro dessa deiniçao da saudade :

saudade = certeza que um dia amei ...

valeu ?

Inconnue disse...

Tb gostei Thy!!