segunda-feira, 19 de novembro de 2007

E a Amélia?

Lembram-se? "Ai meu Deus, que saudades da Amélia; Aquilo sim é que era mulher"...

Essa musica, apesar de toda a sua beleza, sempre me incomodou. O eu-lírico reclama até o fim da mulher que ele tem atualmente e relembra os bons tempos com a Amélia. Mas eu pergunto: por que então ele deixou a santa Amélia? Pior ainda, por que ele nao larga da diabinha atual? Talvez por que as Amélias perdem logo o interesse! São santinhas, bonitinhas, meiguinhas, submissas, mas chatas. Ennuyeuses!!!!

Isso me faz lembrar um poema de Bandeira: Mulheres

Como as mulheres são lindas!
Inútil pensar que é do vestido...
E depois não há só as bonitas:
Há também as simpáticas.
E as feias, certas feias em cujos olhos vejo isto:
Uma menininha que é batida e pisada e nunca sai da cozinha.

Como deve ser bom gostar de uma feia!
O meu amor porém não tem bondade alguma.
É fraco! Fraco!
Meu Deus, eu amo como as criancinhas...

És linda como uma história da carochinha...
E eu preciso de ti como precisava de mamãe e papai
(No tempo em que pensava que os ladrões moravam no morro atrás
[de casa e tinham cara de pau).


A beleza aqui não é física ("inútil pensar que é do vestido"), mas a beleza esta no jeito de ser, no jeito de agir. Feia, "é aquela menininha batida e pisada que nunca sai da cozinha", ou seja, a nossa Amélia querida.

Admiro os homens que admitem com seus gestos que os seus amores "não tem bondade nenhuma" no sentido de Manuel Bandeira. Que aceitam tratar e respeitar a mulher de igual para igual. Que não ficam com crises de consciência pelo fato de a mulher ser tão bem-sucedida quanto ele.

Descarto todos os "amores bondosos".

4 comentários:

Paulinho Tanner disse...

Mas o que especificamente seria um "amor bondoso"?

Inconnue disse...

Entendo que um amor bondoso consiste em vc se dar e nao receber muita coisa em troca. Dedicar-se a um relacionamento onde nao ha muita reciprocidade.

Pode ser a mulher que fica em casa esperando o marido até tarde pois este esta se divertindo com os amigos. Nao digo uma vez ou outra, mas quando isso se torna um habito. Ou entao quando a gente esta ha muitos anos com uma pessoa, se acostuma e deixa de gostar. Nesse caso parece que estamos fazendo caridade ao estar com ela e nao temos coragem de colocar fim ao relacionamento por medo de magoa-la. Isso faz mal para o casal, eu acho.

Agora, eu falo isso no que concerne aos casais. Acho que amor de mae, por exemplo, é bondoso e ponto.

Paulinho Tanner disse...

Bem o que vc chama de amor bondoso eu chamo de comodidade, acomodação e ABOMINO ISSO! Vejo uma pancada de jovens gente nova que está nessa, namoros de 10 anos por comodidade, por medo de buscar algo melhor, gente nova de 30, 35 anos que se acha velha, até mesmo gente com 21 anos já acomodada numa relação "estável" nota zero. Se as pessoas valorizassem ditados populares saberiam que antes só que mal acompanhado.
A comodidade é um câncer nos relacionamentos, qdo vc vê está com a pessoa há 20 anos e não tem mais nada em comum com ela. Na verdade nunca teve, só não teve atitude de ver isso antes. Alguns casos dão até dó.

Inconnue disse...

Estou com voce e nao abro!!! Infelizmente conheço muuuuuuitas pessoas nessa situaçao. Caos completo!